quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

O sistema brasileiro de castas


Uma cliente minha certa vez comentou:
“Ah, eu nunca iria para um lugar como a Índia. Deve ser horrível ver tanta gente miserável, que não tem onde cair morta, enquanto algumas poucas andam de carro importado e moram em mansões.”
“Você quer dizer, que nem aqui no Brasil?” respondi eu.
“Bem... É... Mas na Índia isso tem nome, sabe, são castas. No Brasil não tem isso.”
“Sério? Então o problema não é a discriminação em si, mas ter nome para isso? Podemos não usar essa nomenclatura, mas discriminamos tanto com base em gênero, raça, classe, idade e condições físicas que, na prática, é como se tivéssemos um sistema de castas.”
Ela ficou pensativa e, em seguida, mudou de assunto.

--

Durante as eleições de 2018 refleti um pouco mais sobre o tema. Até então, eu acreditava que um branco casado com uma negra não poderia ser racista, até ver casos assim no meu convívio.
Como é possível? Do mesmo jeito que homens casam com mulheres e nem por isso deixam de ser machistas, do mesmo jeito que racistas frequentemente afirmam que não o são posto que têm amigos, empregados ou já tiveram relações com negros.
Somos para os racistas como gado para carnívoros. Aliás, menos, muito menos. Um mundo sem carne bovina ou suína seria um pesadelo para carnívoros, mas um mundo sem pessoas “de cor” seria um sonho para os racistas. Racistas podem até admirar personalidades negras, ter amizade e relacionamento com pessoas não-brancas, afinal, ser racista não é simplesmente nos odiar, nos chamar de macacos ou dizer que nosso cabelo é ruim, mas sim ser beneficiado por um sistema de privilégios em detrimento de outrem e acreditar na legitimidade desse sistema, contribuindo para sua manutenção. Assim, para o racista, pessoas de “raças inferiores” devem ser marginalizadas e subalternizadas dentro desse sistema; enquanto elas estiverem aí, submissas e oprimidas em seus cubículos, tudo bem, afinal, elas são úteis como mão de obra barata.
Contudo, assim como para o carnívoro seria um pesadelo ouvir ordens de um boi ou perder a vaga na universidade para um porco, o racista surta quando a negrada sai da senzala e indígenas saem do mato para ocupar a academia e locais de poder. O mesmo vale para mulher que “sai do fogão” para reivindicar seus direitos, pessoas LGBTQ+ que quebram paradigmas, pessoas idosas, obesas e/ou com deficiência e tantas outras que ousam sair de seu cubículos e querer ter uma vida digna, sem as limitações impostas por aquelas que se julgam melhores só porque o sistema que seus antepassados inescrupulosos e covardes instauraram as beneficia, sistema dentro do qual nascemos e crescemos com nossos cérebros sendo constantemente lavados para que tudo pareça natural, como se as coisas sempre tivessem sido assim e devam continuar assim. Não. Só porque é assim NÃO SIGNIFICA QUE DEVA SER ASSIM.

--

Certa vez, uma outra cliente minha me contou:
“Quando eu morava em Londres eu tinha uma empregada indiana. Ela me perguntou se eu e meu marido somos da mesma casta, vê se pode?! Hahaha... Eu lhe respondi que no Brasil não tem isso de casta, não.”
“Será?”

...





E assim chegamos a dez anos de blog. Êêê...

Nenhum comentário: