segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Vacilou cai

A Capoeira tem um inigualável poder de propagação da cultura brasileira, e isso muito se deve às canções que acompanham as rodas. Já conheci muitos estrangeiros que praticam-na e que através de suas canções aprenderam suas primeiras palavras na nossa língua. Mas, além disso, as músicas de capoeira - bem como a vivência de praticá-la e aprender sua beleza - trazem muitas lições filosóficas, que podem sabiamente ser levadas para o resto da vida, não só aplicáveis na capoeira como em qualquer outro contexto. Interessante é que a maioria dessas lições vem em pequenos versos, vibrantes em rima e cadência, vindos não de gabinetes e faculdades, mas da rica sabedoria do povo, principalmente dos negros e sua grande e conturbada história em terras tupiniquins.


Cada exemplo a seguir poderia ser acompanhado de uma interpretação, uma verdadeira dissertação, mas deixo a cargo do leitor tirar suas próprias conclusões, afinal, versos de capoeira não vêm com notas de rodapé nem referências bibliográficas.


Respeite o tempo, menino – Mestre Boa Voz


“Tu mal sabe andar,

Já quer correr;

Cuidado, moço

Pro mundo não lhe bater...”



Sina de Mestre – Mestre Martins


“Mas a vida tem dessas coisas,

Não dá pra você entender;

Seu orgulho é formar o aluno,

E o dele é pisar em você.”



Meu orgulho – Professor Eros


“Quem não tem o segredo,

Não pode ensinar.

Tem que ser discípulo

Quem queira a mestre chegar.”



Amor de Capoeira – Mestre Mão Branca


Passar bem ou passar mal

Tudo na vida é um passar.”

...

“Hoje tenho consciência

Daquilo que Deus me deu
Entendi com coerência

Foi ela quem me perdeu.”



Maltas de Capoeira – Wilton Vieira dos Santos


Malandro de branco descia a ladeira

E povo dizia vem o capoeira

Mas isso tudo é passado, hoje melhor posso entender

Mas se eu fosse daquele tempo

Eu Também queria ser

Das maltas de capoeira ô iaiá que lutaram para viver.”



Mestre Gigante – Mestre Mão Branca


“Ensinou-me a ser guerreiro

E o meu medo derrotar

A ser valente mandingueiro

A cair e a levantar

Não desprezar o mais fraco

Nem o mais forte rebaixar.”



Educação na Capoeira – Mestre Mão Branca


“E vocês que são formados

E dizem que tem educação

Às vezes vocês não vêem

O que eu presto atenção.

Vejo crianças sendo mortas

E jogadas no porão

Pois elas pegam pra comer

O que vocês jogam no chão

Pois a minha educação

Não foi a escola quem me deu

Quem me deu foi a capoeira

Hoje eu agradeço a Deus.”



Maldade existe – Mestre Mão Branca


“Você dizia que fazia cortesia,

Mas não sabia que a maldade existia,

Na meia-lua pode tomar cabeçada,

Rasteira e bênção disso você não sabia não.

Maldade existe, camará,

Maldade existe...”



Roda de tradição – Marquinho Coreba


“Se chegou, está bem chegado

Tem que pisar devagar

Galo que cantou fora do Terreiro

Se sabe cantar, tem muito que jogar.”



Cordão de Ouro – Marquinho Coreba


“Na fazenda de Maracangalha

Teve um dia de azar

Teve uma morte encomendada

Por um tal de Baltazar

Oi, por uma desavença

Na usina que trabalhou

Doutor Zeca mandou uma carta

Pra que se matasse o portador...”



Praticando Capoeira – Tonho Matéria


“Vacilou cai, vacilou cai

Na roda de capoeira

Vacilou cai.

Se você cair, eu vou rir de você...”


E por aí vai. São tantas as músicas e tantas mensagens carregadas nelas que acho impossível expressar aqui todas. Até porquê a Capoeira é viva, está num eterno processo de desenvolvimento. Como diria o saudoso mestre Pastinha: “Seu princípio não tem método e seu fim é inconcebível até ao mais sábio capoeirista”.