domingo, 27 de outubro de 2013

Vantagens de ser um zumbi



            Assistindo filmes de zumbis como A volta dos mortos vivos, Resident Evil e World War Z, cheguei à conclusão de que uma epidemia de um vírus que transforma todo mundo em morto vivo seria uma das melhores coisas que poderia nos acontecer, afinal:

Zumbis não se discriminam – Tem zumbi de todas as cores, classes, etnias e religiões, e nenhum deles fica discriminando o outro por sua origem, cor da pele, orientação sexual, time que torce, visão política, religiosa ou afins. Nem na hora de atacar um humano dito “saudável” eles brigam entre si, mas sim, cada um partilha um pedaço do corpo, trabalhando em equipe. Aliás, zumbis não atacam uns aos outros, não roubam, não estupram, não assaltam bancos, nem extorquem ninguém. Você já viu um zumbi estelionatário, passando cheque sem fundo ou desviando verba pública? Eu não.

Zumbis ajudam o meio-ambiente – Eles não usam carros ou outros veículos movidos a combustíveis fósseis, que poluem a atmosfera. Se todo mundo virasse zumbi, não teríamos mais problemas como o efeito estufa, desmatamento, poluição e o buraco na camada de ozônio. Nem mesmo engarrafamentos, acidentes aéreos e de trânsito (que matam centenas de milhares de pessoas todo ano), ou mesmo coisas mais banais mas que nos enchem o saco, como pagar IPVA, emplacamento, multas, roubo de carro dentre outras coisas que virariam passado num mundo zumbi.

Mas não para por aí. Zumbis também não estão nem aí para a sua aparência, tanto dos outros zumbis quanto dos humanos – Eles não se preocupam com moda, não gastam fortunas com cosméticos nem grifes famosas. Eles não se acham melhores que os outros por estar usando sapatos e roupas caras. Eles nem trocam de roupa! Ficam com a mesma roupa com a qual morreram, não importa se já passou da estação, se já saiu da moda, ninguém tá nem aí.

Zumbis são livres – Zumbis são o símbolo da liberdade que falamos tanto. Não só do direito de ir e vir, que a constituição brasileira garante mas que todo mundo sabe que é mentira, pois o mesmo governo pode nos prender e nos impor limites. Zumbis podem ir para qualquer lugar que lhes dê na telha, seja ele só para pessoal autorizado ou não. Zumbi não fica na prisão nem bota ninguém no xilindró. Não há barreiras para eles, nem fronteiras nem vistos. Mas a liberdade de que falo vai além disso. Zumbis não precisam trabalhar, estudar nem se apegar às amarras e aos bons costumes da sociedade que ele mesmo criou. Eles não se preocupam em “ser alguém na vida”, em estudar para conseguir um bom emprego e pagar as contas no fim do mês. Eles são livres mesmo, num sentido de que nós humanos nunca seremos.

Zumbis não usam drogas – Quer ver maior exemplo de liberdade que não precisar nem de remédios nem se viciar em drogas? Zumbis não fumam, não bebem, não cheiram, não traficam. Num mundo zumbi não haveria narcotráfico, nem o dinheiro das drogas financiaria o crime organizado. Não haveria máfia nem famílias seriam destruídas pelo vício. Nem cigarros e os males causados pela nicotina existiriam. Infrações relacionadas ao abuso de bebidas alcoólicas seriam coisa do passado. Overdose e coma alcoólico idem. Soa como um mundo ideal, não?

Comunicação universal – Os zumbis não falam nenhum idioma, mas se comunicam independente da nacionalidade e da língua falada pelo indivíduo antes de virar zumbi. Isso é uma revolução em termos de comunicação entre humanos. Não mais haveria problemas de tradução, barreiras linguísticas ou culturais, já que língua é um dos maiores vetores da cultura de um povo. Se o Mercosul ou a União Europeia ainda existissem depois de um dito apocalipse zumbi, eles seriam blocos verdadeiramente integrados. Mas não, esses blocos nem existirão, porque a integração zumbi não conhece barreiras nem acordos entre nações. Não haveria excluídos nem marginais, nem mesmo barreiras entre países ditos desenvolvidos e os ditos subdesenvolvidos.  

Por último, mas nem um pouco menos importante – Zumbis são IMORTAIS. É de se admirar que os humanos nos filmes não queiram se tornar zumbis e lutam ferozmente contra eles. Tornar-se zumbi é tornar-se imortal, o sonho de milhões de seres humanos que já se foram ou que estão hoje à míngua. Zumbis já morreram, logo, não podem mais morrer. Eles não machucam os sentimentos dos outros, logo, não tem zumbi suicida. Tampouco fazem guerras ou disputam terras. Imaginem que mesmo na ocasião da chegada de alienígenas no planeta Terra, não haveria guerra, porque os zumbis não estariam nem aí para os alienígenas (considerando os filmes em que zumbis só atacam humanos; fãs de Resident Evil podem dizer que o vírus infectam qualquer forma de vida, então, nesse caso, os alienígenas também estariam ferrados).  


            Considerando estes e outros fatores que eu posso ter me esquecido de citar, até tenho a impressão de que os governos são tão contra os zumbis, movendo seus exércitos e criando barreiras ao contágio do vírus porque eles querem impedir que um mundo ideal como o dos zumbis exista ou, talvez... volte a existir! Se pararmos para pensar, talvez, mesmo que isso pareça delírio: E se nós todos tivéssemos sido zumbis antes e houve um apocalipse humano que nos transformou todos em humanos vis, crueis, discriminatórios e egoístas, capazes das maiores atrocidades contra o próximo e outras espécies, e o vírus que nos transforma em zumbis na verdade é o antídoto?

Nenhum comentário: